DIDÁTICOS

Editora do Brasil

Em co-autoria com Zuleika de Felice Murrie, Harry Vieira Lopes e Simone Gonçalves da Silva, o PEC-Volume Único Língua Portuguesa, em 816 páginas, para os três anos do Ensino Médio, reúne o conteúdo de língua portuguesa, literatura brasileira, literatura portuguesa, análise e interpretação literária, práticas de leitura oral e silenciosa e produção escrita. Articulando conteúdos inter, trans e multidisciplinares, o volume atende todas as recomendações do MEC o nível médio do ensino brasileiro. O livro, desde seu lançamento em 2000, foi seguidamente aprovado pelo PNLEM-2009. O parecer do MEC sobre a obra, no Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio de 2009 assim inicia a Síntese Avaliativa:

Esta obra dialoga estreitamente com o novo paradigma de ensino de língua materna, aquele que elege o trabalho de leitura e produção de textos como base para o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas pelo exercício pleno da cidadania. O tripé reflexão, ação e novamente reflexão norteia a construção da obra, que elege os implícitos textuais como base do processo de aprendizagem do aluno, cuja inserção social é viabilizada pela escola. Caracterizada por um inovador empenho em trazer para perto de si o estudante, a obra enseja o questionamento das ideias tanto relativas à arte em geral e ao discurso literário em particular, quanto à expressão em língua materna. Em virtude de sua estrutura por módulos, o livro concede ao professor ampla margem de ordenação dos conteúdos programáticos de língua e de literatura.


O Livro do Educador do Projeto Escola e Cidadania reúne num só volume toda a legislação que, a partir da nova Constituição Federal, passou a reger o ensino Brasileiro, inclusive a nova LDB, que instituiu diretrizes e parâmetros curriculares nacionais ainda vigentes. Além dos documentos legais, cometários auxiliam o professor e o gestor escolar na compreensão do novo papel que a escola passa a desempenhar em um período de democracia e sob a égide das novas novas tecnologias contemporâneas.





Produzido por uma equipe interdisciplinar e apresentado em forma de módulos ou volume único, o Projeto Escola e Cidadania engloba todas as disciplinas do ensino médio. A flexibilidade é uma de suas principais características, pois permite ao professor montar o curso de acordo com a sua realidade. A conexão entre teoria e prática perpassa todo o projeto, com a preocupação de aproximar os conteúdos trabalhados da realidade do educando e desenvolver as competências necessárias para a construção da cidadania. Neste Livro do Educador o professor tem em mãos uma descrição aprofundada do projeto, bem como explicações detalhadas das articulações entre educação, legislação e práticas de ensino-aprendizagem.

A seguir, os livros modulares de minha autoria no Projeto Escola e Cidadania-PEC .

Para ler a sinopse no interior do círculo da capa, clique na imagem.



















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