domingo, 5 de fevereiro de 2017

VERDUGO

O sádico "suposto juiz" (nas palavas do jurista Celso Bandeira de Mello) Sérgio Moro carece de melhor definição, uma vez que todos vão ficando de acordo que juiz, no sentido exato do termo, ele não é, avesso que é ao respeito a leis ou à Constituição, adepto que é declarado do Estado de exceção, da tortura física e psicológica, da perseguição e do extermínio físico de sua vítima.

Uma das funções da linguagem verbal é tornar consciente o que é ainda indescoberto, e a linguagem verbal o faz nomeando, atribuindo uma palavra ou conjunto de palavras a cada coisa, ideia, ser, sentimento etc. a que se refere. Quando não se encontra a palavra exata para uma referência do mundo real, a própria ação no mundo real fica comprometida, pois ao empregar palavras inadequadas, atribuímos às respectivas referências qualidades que elas não tem e ficamos ignorantes em relação às que têm.
Analisadas as ações de Sérgio Moro, elas não têm nenhuma relação com aquelas que se espera de um juiz, ainda que de primeira instância. Uma pesquisa singela aos dicionários de língua portuguesa me apresentou os seguintes resultados:

Verdugo. Substantivo masculino.

Dicionário da Academia Brasileira de Letras
1. Pessoa que executa tortura ou pena máxima: carrasco, algoz; 2. Pessoa cruel, desumana, que tortura outra. 

Dicionário Aurélio
Do latim, a vara verde usada como açoite, e depois, por extensão, o carrasco. 1. Pessoa que inflige maus tratos; 2. Carrasco.

Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa Lexicon
Carrasco, séc. XVI. Do latim vir(i)-ducum: vara que se corta verde usada como açoite e, por metonímia, 'o carrasco'.

Dicionário Globo de Sinônimos e Antônimos da Língua Portuguesa
1. Algoz, carrasco; 2. Tirano, cruel, desalmado.

Dicionário Lello de Língua Portuguesa
1. Algoz, carrasco. 2. Pessoa que dá maus tratos.

Dicionário do Google
1.indivíduo responsável pela execução da pena de morte ou de outros castigos corporais; carrasco, algoz. 2. p.ext. indivíduo cruel, que inflige maus-tratos a alguém.

Wikipédia
1. Algoz; 2. Carrasco; 3. Indivíduo cruel, desumano, que dá maus tratos a alguém.

Infopédia
1. Carrasco, algoz; 2. Pessoa cruel que inflige maus tratos a alguém.

Compare-se as definições acima com as do termo 'juiz' para que sejam dirimidas possíveis dúvidas. Ao encontrar o termo adequado para a respectiva referência, saberemos como agir em face da mesma referência, no caso, o dito verdugo.

MATOU A MULHER DE LULA, MAS A LADRA...na verdade era sua própria mulher. Ele só não explica seu papel no mercado de venda de delações premiadas que ele mesmo criou, incrementou e no qual reina como um paxá.

Jeosafá, professor, foi da equipe do 1o, ENEM, em 1998, e membro da banca de redação desse Exame em anos posteriores. Compôs também bancas de correção das redações da FUVEST nas décadas de 1990 e 2000. Foi consultor da Fundação Carlos Vanzolini da USP, na área de Currículo e nos programas Apoio ao Saber e Leituras do Professor da Secretaria de Educação de São Paulo. É escritor e professor Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Autor de mais de 50 títulos por diversas editoras, lançou em 2013 O jovem Mandela (Editora Nova Alexandria);  em maio de 2015, nos 90 anos de Malcolm X, O jovem Malcolm X, pela mesma editora; no mesmo ano publicou A lenda do belo Pecopin da bela Bauldour, tradução do francês e adaptação para HQ do clássico de Victor Hugo, pela editora Mercuryo Jovem. Leciona atualmente para a Educação Básica e para o Ensino Superior privados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário