quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Temer delatado à PF por seu ex-ministro da cultura




Ex-ministro da cultura de Michel Temer, que se demitiu semana passada, Marcelo Calero, delatou à Polícia Federal hoje (24/11/16) o presidente Michel Temer por tentar forçá-lo a aprovar obra irregular que favorece outro ministro, Geddel Vieira Lima. Leia o trecho do depoimento à Polícia Federal que cita a ação direta de Temer no ato ilícito:

Que na quinta 17, o depoente foi convocado pelo presidente Michel Temer a comparecer no Palácio do Planalto; que nesta reunião o presidente disse ao depoente que a decisão do IPHAN havia criado “dificuldades operacionais” em seu gabinete, posto que o ministro Geddel encontrava-se bastante irritado; que então o presidente disse ao depoente para que construísse uma saída para que o processo fosse encaminhado à AGU [Advocacia Geral da União], porque a ministra Grace Mendonça teria uma solução”.

Mais adiante o ex-ministro da cultura de Temer afirma em seu depoimento à Polícia Federal:

no final da conversa, o presidente disse ao depoente ‘que a política tinha dessas coisas, esse tipo de pressão’.

O ex-ministro se disse decepcionado por ter sido enquadrado nesse ato ilícito pelo próprio presidente da República. Nesse momento, decidiu demitir-se para não se ver envolvido em algo que considerou grave.

O ex-ministro informou ainda à Polícia Federal que gravou conversas com Temer, Geddel e Padilha e entregou cópias da gravação ao Ministério da Justiça. Em razão disso, senadores da oposição decidiram entrar com pedido de impeachment de Michel Temer.



Leia também:



Jeosafá, professor, foi da equipe do 1o, ENEM, em 1998, e membro da banca de redação desse Exame em anos posteriores. Compôs também bancas de correção das redações da FUVEST nas décadas de 1990 e 2000. Foi consultor da Fundação Carlos Vanzolini da USP, na área de Currículo e nos programas Apoio ao Saber e Leituras do Professor da Secretaria de Educação de São Paulo na gestão José Serra. É escritor e professor Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Autor de mais de 50 títulos por diversas editoras, lançou em 2013 O jovem Mandela (Editora Nova Alexandria);  em maio de 2015, nos 90 anos de Malcolm X, O jovem Malcolm X, pela mesma editora; no mesmo ano publicou A lenda do belo Pecopin da bela Bauldour, tradução do francês e adaptação para HQ do clássico de Victor Hugo, pela editora Mercuryo Jovem. Leciona atualmente para o a Educação Básica e para o Ensino Superior privados.















Nenhum comentário:

Postar um comentário