terça-feira, 22 de novembro de 2016

Lula X Moro: agora as águas ficaram cristalinas

Circula pelo Facebook uma enquete entre Lula e Moro. Enfim a verdadeira disputa em curso hoje no país vem a público de maneira cristalina. Embora nessa enquete Moro ande recebendo mais coraçõezinhos do que lula polegares de positivo, essa iniciativa põe o dedo na ferida: a questão é política, não judicial. Moro é a fonte do ódio que se espalha pelo país, e a rede Globo a principal difusora desse ódio, embora nem de longe a única (Band, Jovem Pan, Record, Veja, Istoé, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo entre outros, são também sócios majoritários do ódio). Como já disse em outros momentos, o problema não é a grande mídia latir, mas ela latir e o Judiciário serviçal morder.

Serviçal de primeira hora da rede Globo, Moro é um político oportunista incrustado no Judiciário para atacar seus adversários sob o escudo protetor da toga. Ele é tudo que os piores políticos brasileiros já sonharam ser: ferozes no ataque e intocáveis na defesa.

Os últimos acontecimentos da Lava Jato não podem mais esconder o que todas as pessoas mais bem informadas já sabem: a última preocupação do justiceiro de Curitiba é com a justiça. Sua preocupação é mesmo limpar o caminho para que tucanos reassumam o controle do país sem eleições.

Lula pode destroçar a moreia venenosa se conseguir desentocá-
la de sua tocaia, a Lava Jato, e forçá-la a encarar o mar aberto
do Estado Democrático de Direito, seu pior pesadelo.


Portanto, seja qual for o resultado dessa enquete (posta no ar por um robô), ela em si já é vencedora, ao opor o mau magistrado de Curitiba à maior liderança popular que o Brasil já produziu. Nesse caso, quem programou o robô deu um tiro pela culatra.

Não se trata de "salvar" Lula ou Moro, mas de escolher entre democracia e ditadura; eleições livres ou golpe judiciário-parlamentar-midiático; entre Estado Democrático de Direito ou arbítrio; entre diálogo ou truculência; entre tolerância ou ódio; entre voto direto e soberano ou cabresto e neocoronelismo; entre o 1% mais rico e os 99% que trabalham para torná-lo ainda mais rico.

Moro é como a moreia, um peixe que se entoca em buracos inexpugnáveis para atocaiar suas presas. A toca de Moro é a Lava Jato. Como a moreia em mar aberto, se Moro for desentocado de sua tocaia e obrigado a assumir suas ações político-partidárias em mar aberto (o do Estado Democrático de Direito), será destroçado, pois é mau político e mau juiz. E nem moreia é, que ao menos é comestível.

LEIA TAMBÉM
Jeosafá, professor, foi da equipe do 1o, ENEM, em 1998, e membro da banca de redação desse Exame em anos posteriores. Compôs também bancas de correção das redações da FUVEST nas décadas de 1990 e 2000. Foi consultor da Fundação Carlos Vanzolini da USP, na área de Currículo e nos programas Apoio ao Saber e Leituras do Professor da Secretaria de Educação de São Paulo na gestão José Serra. É escritor e professor Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Autor de mais de 50 títulos por diversas editoras, lançou em 2013 O jovem Mandela (Editora Nova Alexandria);  em maio de 2015, nos 90 anos de Malcolm X, O jovem Malcolm X, pela mesma editora; no mesmo ano publicou A lenda do belo Pecopin da bela Bauldour, tradução do francês e adaptação para HQ do clássico de Victor Hugo, pela editora Mercuryo Jovem. Leciona atualmente para o a Educação Básica e para o Ensino Superior privados.













23 comentários:

  1. EU VOTO PARA SALVAR O LULA COM CERTEZA

    ResponderExcluir
  2. Claro q é #LULA, mas ele não precisa de salvação, quem precisa somos nós, o povo brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há justiça no Brasil justiça e pais sem miséria! LULA!

      Excluir
    2. Moro tem sua platéia e os impressiona, do outro lado a platéia é grande uns tem fome, desemprego, não tem água, habitação Lula tem platéia por ter feito pelo povo, não quis impressionar simplesmente fez!

      Excluir
    3. Com certeza, Guayi. O mundo está cheio de falsos heróis. Moro é som mais um que, em breve, rola ladeira abaixo com sua biografia ridícula de capacho do FBI.

      Excluir
  3. Juíz até o trafico tem e tem muita similaridade com os métodos deste juizeco. com a diferença que este se esconde atrás da toga e se vende a mídia.

    ResponderExcluir
  4. Sou brasileiro e nordestino amo muito meu Brasil e no final tirar o moro é uma boa ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Antonio: o Brasil não deve conviver com o ódio. Fora Moro e sua patroa, a Rede Globo.

      Excluir
  5. lula a historia lé fará justiça ........ o maior presidente que qualquer pais queria ter lula sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Lúcia: o tempo conta a favor da verdade. Moro só será lembrado nos livros de história como uma tropeço lamentável de nossa democracia.

      Excluir
  6. Ninguém fez pelo Brasil e pelos Brasileiros oque Lula fez porrisso Lula.
    .



    ResponderExcluir
  7. Eu votei, voto e sempre votarei PT. O unico crime do Presidente Lula foi o de dar melhores condicoes de vida ao pobre brasileiro.

    ResponderExcluir