quinta-feira, 23 de abril de 2015

O jovem Malcolm X entre amigos

FOTO: Mazé Leite.
Ano passado me dediquei à pesquisa de Malcolm X para a redação do romance-biografia O jovem Malcolm X, projeto que apresentei à editora Nova Alexandria e que foi por ela acolhido com bastante entusiasmo na coleção Jovens sem Fonteira, na qual publiquei em 2013 O jovem Mandela.

Além de pesquisa vídeo, biblio e historiográfica, contei com a ajuda de pessoas no Brasil e nos EUA.

Lá particularmente me ajudou Mr. Sandeep S. Atwal, com seu Malcolm X: Collected Speeches, debates and interwiews (1960-1965), a quem agradeço muitíssimo, pois, sem sequer me conhecer, respondeu pronta e fraternalmente a minha solicitação,  enviando-me seu excelente trabalho, que consiste em exaustiva compilação de áudios e vídeos, em que o próprio Malcolm X comparece com toda a força de sua inteligência, de sua ironia e de suas idiossincrasias.

No Brasil, desde o início, a excelente e guerreira artista plástica Mazé Leite, minha irmã de pai  e mãe diferentes, me estimulou com sua prosa inteligentíssima e com sua arte. A foto acima é dela, que prepara para breve um óleo sobre tela de nome Josa X, numa irreverente leitura de minha imagem à luz da imagem do grande líder negro norte-americano.

A jornalista Cida Moreira, da Rede Brasil Atual, por sua vez, mostrou-se generosíssima, ao traçar meu perfil em uma matéria para a revista e para o site homônimos (Da revolução dos boys ao cineclubismo, do bairro ao mundo). Também entrevistou-me, há coisa de vinte dias, a propósito d' O jovem Malcolm X  e dos 90 anos de nascimento do líder do nacionalismo negro norte-americano (a matéria deve ir ao ar e na revista em maio ou junho).

Por meio dela, acabei ficando devedor também do Prof. Dr. Vladimir Miguel Rodrigues, que me disponibilizou seu ótimo livro, nascido de sua tese de doutorado, O X de Malcolm e a questão racial norte-americana. A leitura desse livro me permitiu realizar alguns ajustes ao texto final.


Ainda me socorreu, também meu irmão de pai e mãe diferentes, o artista plástico e professor Claudinei Roberto, ex-coordenador de educação do Museu Afro Brasil e curador de um sem fim de exposições por este Brasil afora e adentro. A ele devo a leitura de revistas antigas de seu acervo, que situam a relação entre Malcolm X e o eterno campeão mundial de box Muhammad Ali.

Para o lançamento do livro, já agendado para 9 de junho, no auditório da livraria Martins Fontes-Paulista, conto com esses amigos na mesa de debates, não apenas para falar de Malcolm X, mas do que eles mesmos vêm produzindo, a partir de seus trabalhos artísticos e intelectuais, como contribuição para luta contra o racismo e pela justiça social no Brasil.

Tenho a esperança de poder contar na mesa ainda com Sirlene Barbosa e João Pinheiro, que pesquisam e produzem uma HQ sobre Carolina Maria de Jesus. Por hoje é só. Assim que tiver mais notícias, aviso os amigos.

Amplexos a todos do
Jeosa




O JOVEM MALCOLM X
DATA: 9 de junho de 2015
HORÁRIO: A partir das 19 horas
EVENTO: Mesa redonda: Malcolm X entre amigos: Os 90 anos de Malcolm X
LOCAL:

Livraria Martins Fontes Paulista

www.martinsfontespaulista.com.br/ 
Av. Paulista, 509 - Tel.: 11 2167.9900 - CEP 01311.910 - São Paulo SP | Estacionamentos: R. Manoel da Nóbrega, 95 e R. Manoel da Nóbrega, 88.

Nenhum comentário:

Postar um comentário