quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Presentaço do dia do Professor

Foto com alunos do Colégio Eco, na Lapa de baixo, São Paul - SP.
O grande técnico da seleção de 1970
João Saldanha.
Ontem, dia do Professor, meu dia, estive no colégio Eco, na Lapa de baixo, em São Paulo. A escola adotou para o Ensino Fundamental 2 meu livro O diário secreto das Copas, uma novela em que articulei uma história de amor de origem medieval com as biografias do grande João Saldanha e de Therezinha Zerbini,a corajosa lutadora pelos direitos humanos e líder da campanha da Anistia, que colocou a ditadura militar brasileira no banco dos réus.
 

A base literária da novela é a mitológica história irlandesa de Tristão e Isolda, que serviu de base para Shakespeare escrever Romeu e Julieta.

A corajosa Therezinha Zerbini.
A origem dessa comovente história de amor se perde na noite do tempo, na distante Idade Média alemã, na versão Libah e Gunthram – que por sua vez inspirou Victor Hugo e escrever Pecopin e Baldour (que traduzi direto do francês e adaptei para HQ com meu amigo, o ilustrador João Pinheiro).

A conversa com os adolescentes foi muito legal. Carinhosos e curiosos sobre os segredos que estão por detrás das históricas contatadas na novela, ele levantaram hipóteses, teceram interpretações, apontaram possibilidades de leitura para muito além do que eu mesmo tinha imaginado...

Leci Brandão com o livro
O jovem Mandela.
Noutra palavras, recebi um presentaço  do dia dos professores, eu, que há uns 6 anos estou fora da sala de aula – enquanto docente, pois, enquanto autor, tenho frequentado a sala de aula “como nunca antes neste país!” rs rs rs.


Obrigado ao ECO, aos professores e à coordenadora que confiaram seu maior tesouro – seus alunos –, ao mundo que inventei no livro e à minha conversa de ontem.

PS. Sorteei dois volumes do meu livro O Jovem Mandela. Os sortudos foram dois alunos número 13!




Jeosafá é autor de ficção, poesia, ensaios e obras para formação docentes. Professor, lecionou por mais de 15 anos para a Educação Básica e para o Ensino Superior. Conheça sua série de romances sobre São Paulo em clicando em Era uma vez no meu bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário