segunda-feira, 12 de abril de 2010

Antes do Baile Verde, Lygia Fagundes Telles



Posfácio: Antonio Dimas

Antes do Baile Verde é uma conhecida, admirada e por que não dizer “mutante” reunião de contos de uma das mais importantes escritoras brasileiras. Em edição de muito bom gosto, a editora oferece ao leitor um volume bem cuidado, acrescido de textos, a guisa de posfácio, bastante proveitosos para compreensão dessa obra, que já teve outros formatos e extensões, e de uma autora que pugna pelo direito de o autor, publicamente, alterar a obra – a exemplo deste livro, que já teve dezesseis, passou a vinte e agora reúne dezoito contos.

A que se devem essas mudanças? Haveria muitas razões, mas entre elas se conta certamente a exigência da autora em relação à sua própria produção, que prima pela delicadeza de linguagem e pelo rigor conceitual no tratamento de temas e personagens.

Neste volume, drama e fantasia, reflexão crítica e horror são abordados com requinte e sobriedade. Os personagens, em meio a tensões às vezes angustiantes, às vezes fantásticas, parecem equilibrar-se com habilidade em meio a situações-limite... Até que a corda se parta, os fatos escapem à sua órbita normal e o narrador os encaminhe para o imponderável, ante os olhos de incredulidade do leitor.

O estilo fluido e envolvente da autora contribui para que o leitor desça junto com os personagens pelas corredeiras do enredo que, passando pelo suave e pelo sublime, podem dar, não se divide, no inusitado e no surpreendente.

Perguntar, após cada conto, por que as coisas se deram tal como se deram é uma atividade inerente à leitura deles. E se isso não altera o destino das personagens, com certeza altera os destinos do leitor, nunca o mesmo a cada releitura.

FONTE: Telles, Lygia Fagundes. Antes do Baile Verde. Posfácio Antonio Dimas. São Paulo, Cia. Das Letras, 2009.

2 comentários:

  1. Será que você poderia me enviar o conto "As Pérolas". Estou desesperada atrás dele e não consigo achar. Meu email é luisachatel@hotmail.com
    Agradeço desde já. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Esse conto, como sabe, é parte do livro resenhado (Antes do Baile Verde). Não tenho cópia digital do texto. Sugiro que consulte o site da Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br). Lá você encontra de tudo, inclusive esse livro. Por acaso você é pesquisadora, estudante ou professora da área de letras?

    ResponderExcluir